top of page
Seguro Aeronaves
Teve um sinistro? O Que fazer?
1º Passo
Verificar se todos os ocupantes se encontram bem e sem danos corporais. A vida humana é mais importante que os danos materiais
2º Passo
Vestir um colete amarelo, por forma a garantir a sua segurança
3º Passo
Verificar se tem os seus documentos da viatura e do seguro, nomeadamente a carta verde e o número de apólice
4º Passo
Recolher, ainda no local do acidente, os elementos de identificação dos condutores, veículos e seguros
5º Passo
Identificar as testemunhas e recolher os seus contactos
6º Passo
Tentar chegar a acordo sobre as circunstâncias em que ocorreu o sinistro e preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). Cada um dos condutores deve ficar com um exemplar para entregar ao seu segurador (ou mediador), para que os processos sejam geridos no âmbito do Protocolo de Indemnização Directa ao Segurado.
Se não for possível chegar ao acordo , cada condutor deve preencher o seu formulário da DAAA e entregá-la no segurador do outro veículo como Reclamação. Nestes casos recomendamos a presença das autoridades policiais, assim como nas situações de danos corporais, pessoais e ausência de seguro não válido de algum dos intervenientes do sinistro.
7º Passo
É muito importante retirar fotografias do local;dos danos do acidente, das matriculas e selos dos seguros.
Nota importante:
Para as situações mais complexas, nomeadamente ausência de seguro válido de algum dos intervenientes existem entidades competentes.
O FGA garante, entre outros, a reparação dos danos resultantes de acidentes de viação ocorridos em Portugal, quando o responsável seja desconhecido ou, sendo conhecido, não tenha seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.
Em caso de conflitualidade ou divergências na assunção de responsabilidades existem centro de arbitragem que podem ser contatados após a tomada de decisão das seguradoras intervenientes.
bottom of page